CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - CFC

• PDF
Assim são chamadas as antigas e conhecidas Auto Escolas, depois do Novo Código de Trânsito Brasileiro. Sendo a Lei 9.503/1997.

Com uma legislação própria, regida pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, órgão máximo normativo da União, com sede em Brasília, cuja finalidade é, por meio de Resoluções, regulamentarem as normas do CTB, bem como Leis complementares de todos os assuntos relativos à Trânsito em nosso País.

A Resolução de Nº. 74/98, 168 e 169 do CONTRAN, determinam e regulamentam o funcionamento e o sistema de credenciamento para os CFC´s. Em Minas Gerais, o Diretor do DETRAN, Dr. Oliveira Santiago Maciel, em conformidade com tais Resoluções, bem como o Decreto Estadual de Nº. 44.714/2008 assinado pelo Governador Aécio Neves, editou a Portaria 1.330/2008,
OS PROFISSIONAIS DOS CFC´s SÃO:

Diretor Geral - Responsável pela administração e as atividades comerciais do CFC, bem como as escriturações comerciais e contábeis, respondendo legalmente pelas práticas comerciais do CFC, e os prováveis crimes econômicos e aos órgãos de proteção aos consumidores podendo perder sua credencial em processo administrativo interno pelo DETRAN.

Diretor de Ensino: Responsável pelo corpo docente e dissente do CFC, pelo conteúdo programático, acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e dos instrutores, bem como a metodologia e a correto cumprimento da carga-horária e a certificação das mesmas, dentre outras. Está sujeito a processo administrativo do DETRAN, e pode perder a sua credencial - Os instrutores estão subordinados aos diretores hierarquicamente do desenvolver das atividades profissionais.

Instrutores de legislação: Ministram aulas no curso teórico e técnico do conteúdo programático exigido na grade de formação. - o índice de aproveitamento do aluno deverá ser igual ou superior a 70%

Instrutor de Direção veicular: Aquele qualificado para ministrar aulas de prática de direção veicular, nas categorias A, B, C, D, E em conformidade a sua habilitação.

O DETRAN/MG é o órgão executivo de trânsito, responsável pelo credenciamento dos CFC´S.

Quando você precisar dos serviços de um CFC, procure saber se este está devidamente credenciado e pode oferecer uma boa formação. Lembre-se sua vida tem valor. - Quando necessário fale conosco. ATENÇAO - Não existe instrutor particular - todos devem estar subordinados a um CFC.

Relação oficial dos Centros de Formações de Condutores no estado de são Paulo.

Você está aqui: Home Notícias CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - CFC